14 de jun de 2011

Tipos de paginas que o seu blog deve ter.



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Há medida que vou navegando na internet e aprofundando o meu conhecimento sobre sites, blogs e os diversos nichos de mercado absorvidos por bloggers, vou compreendendo também determinadas necessidades que a grande maioria dos bloggers tem ou deveria ter. Eu mesmo tenho uma série de coisas para desenvolver ainda aqui no construtor de blogs.
Muitos bloggers quando começam a desenvolver seus websites e os seus blogs, acabam se esquecendo de uma série de páginas que são cruciais e obrigatórias de ter, para que a interação com o leitor seja mais eficiente e ao mesmo tempo, mais profissional.
Escolhi algumas páginas que a meu ver são extremamente importantes de ter tanto em blogs como websites, embora algumas possam ser opcionais conforme os gostos e necessidades do blogger em questão.
[1] Página Sobre ou Acerca
A página sobre é quanto a mim uma das mais importantes de um blog. É através dela que os novos leitores conhecem um pouco melhor sobre quem escreve, e onde é também possível ver uma fotografia ou um vídeo de apresentação.
Geralmente esta página deve estar carregada com a informação ou histórico sobre o autor do blog, sobre a sua formação profissional, estilo de vida, hobbies e tudo aquilo que for considerado importante e interessante de revelar. Quanto maior a informação, mais credível ela se torna aos olhos dos novos leitores.
Eu geralmente quando entro num blog novo que até me parece interessante, uma das primeiras coisas que faço é ler um pouco mais sobre o autor.
[2] Página de Contato
A página de contato parece aos olhos de praticamente toda a gente, uma página básica e que geralmente todos os sites e blogs já tem. No entanto, é impressionante o número de blogs que já encontrei sem qualquer forma de contatar o autor. Uma das razões que pode levar um autor a não querer ser contatado, é o excesso de spam que por vezes poderá receber. No entanto, é através desta pagina de contatos que surgem muitas oportunidades de negócio, questões, recomendações, contratos de publicidade e muito mais. Utilize um formulário de contato.
[3] Página de Testemunhos
Esta é uma das páginas que ainda não construí aqui no blog, mas que é extremamente importante do ponto de vista da credibilidade e do negócio. Construir uma página com testemunhos e excertos do que outros bloggers escreveram de positivo sobre si, é meio caminho andado para conseguir construir uma credibilidade ainda maior, e também conseguir algumas entrevistas ou negócios com empresas.
[4] Página de FAQ (frequently asked questions) ou (Perguntas mais frequentes)
Esta é seguramente uma página que irei escrever brevemente aqui para o blog, porque será através dela que a grande maioria os novos usuários do blog, poderão ter acesso à informação que são frequentemente perguntadas através de comentários, e-mails ou Mensagens Instantâneas. Nesta página deverão postar algumas perguntas básicas sobre quem é você, o que faz online, que projetos tem, quanto ganha por mês, etc., mas também perguntas relacionadas com o seu nicho de mercado: quais os melhores programas de afiliados, como se faz dinheiro online, etc.
[5] Página sobre Subscrições
Esta é outra página que ainda não desenvolvi aqui no blog, mas para a qual tenho umas ideias bem interessantes. Ter uma página sobre as subscrições do blog pode ser extremamente importante quanto maior a sua riqueza. Coloque nesta página informações relativas aos RSS Feeds, o que são, como se utilizam, que leitores estão disponíveis, etc. Ajude o leitor a conhecer o meio, para que ele possa fazer uso da ferramenta e subscrever o seu blog comodamente.
O mesmo se aplica às subscrições por e-mail. Explique ao leitor que ele irá receber um e-mail de 24 em 24 horas, com a informação do dia anterior.
A promoção desta página, pode ser feita no menu do seu blog, através da sidebar ou através de artigos que escreva pontualmente sobre as subscrições ou método de subscrever.
[6] Página de Publicidade
Se você vende ou pretende vender publicidade no seu blog, crie uma página dedicada somente à publicidade.
Fotografe os setores do seu website ou blog que estão disponíveis para publicidade, e se necessário faça uma tabela com as localizações, tamanhos, média de impressões mensais e preços.
Há sites que tem uma página de publicidade fraca, apenas com uma fórmula de contato para pedir mais informações. Acredito que isso traz poucos benefícios. O mesmo se acontece com o esconder os preços para que a concorrência não saiba os valores que pratica. Acho que isso tem também pouco interesse e vantagens na verdade, não vejo nenhumas.
Portanto, abra o jogo e crie uma página clara e objetiva para os seus anunciantes.
[7] Página de Serviços
Se você presta serviços em áreas ou nichos de mercado específicos, porque não mostrar isso aos seus leitores? Geralmente os bloggers que atuam na área de web design, criam uma página “Contrate-me”, onde expõem o tipo de serviços que praticam e um endereço de contato. O mesmo acontece com os bloggers que prestam serviços de consultoria, SEO, gestão de serviços e marketing, etc.
Se você presta algum serviço, mostre aos seus leitores também.
[8] Página de Artigos Populares
Criar uma página dedicada a um conceito. Pode ser extremamente interessante e lucrativo para si. Imagine que você tem um blog sobre web design, e que agora constrói uma página com as melhores ferramentas e tutoriais para se tornar um web designer profissional. Você cita artigos que já escreveu e tutoriais também, compila toda a informação numa única página. Sempre que alguém procurar por ferramentas ou como se tornar um web designer, você irá estar na linha da frente com a compilação dos artigos populares que escolheu.
Quem diz para um blog de web design, diz para qualquer tipo de blog. Compilar a informação é geralmente aquilo que o leitor mais gosta, por evitar que seja ele a fazer esse trabalho.
[9] Página de Erro 404
A página de erro 404 é também uma das mais importantes do seu blog. Quando um leitor novo ou um paraquedista chega até ao seu blog e dá de caras com um erro 404, você deverá ter disponível toda a informação e simpatia necessária para cativar o leitor a voltar à homepage ou a procurar novamente por algo parecido. Portanto, construa uma página de erro 404 fantástica e assegure-se de que não perde leitores de forma infantil e negligente.
[10] Página de Arquivos
A página de arquivos é também um dos Standards Padrões dos blogs e Sites. Eu por exemplo não faço uso da página de arquivos no menu superior do blog, mas tenho essa mesma informação na Sidebar Barra Lateral, disponível com uma categorização mensal, para que o utilizador possa fazer uma navegação mais aprofundada.
Há medida que o seu blog vai crescendo, a necessidade de remover os arquivos da Sidebar Barra Lateral começa a ser maior, e a página dedicada aos arquivos passa a ser essencial.
[11] Página de Recursos/Ferramentas
Uma das páginas que eu criei não no menu superior, mas, no sidebar Barra Lateral, foi a categoria com Ferramentas SEO, onde compilei uma série de informação acerca de ferramentas geralmente utilizadas por bloggers e webmasters. Você poderá e deverá fazer o mesmo para o seu blog. Crie uma página com recursos, ferramentas ou downloads, onde fiquem disponíveis todos aqueles recursos que você geralmente promove nos seus artigos.
[12] Página da Política de Privacidade
Depois do Google ter anunciado que passa a ser obrigatório ter uma página com a Política de Privacidade do blog, essa passa a ser também uma página obrigatória e indispensável em qualquer blog.
Saiba como fazer uma Política de Privacidade para o seu blog, coloque um link para ela no footer Roda Pé do seu blog ou website.
Conclusão
Existem mais páginas que considero importantes num blog. No caso de não se utilizar blogroll Arquivos do Blog na sidebar Barra Lateral, é essencial criar uma página com links artigos ou outros projetos recomendados.
A FAQ é quanto a mim uma das páginas mais interessantes e importantes de ter num blog. Brevemente vou fazer a minha aqui no blog, com uma série de informação importante acerca de mim e do blog, e também acerca do nicho de mercado onde o Construtor de Blogs atua. Existem sempre milhares de perguntas e respostas para colocar numa página desse tipo.
Aproveito também para questioná-lo sobre as páginas mais importantes para o leitor, e quais as páginas que ainda não tem no seu blog, mas pretende ter?
Até mais.

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